Ano bissexto: o que isso significa?
Em 2012, o ano é bissexto. Mas o que isso significa? Que este ano, assim como a cada quatro, temos um dia a mais que os anos normais: o 29, adicionado ao mês de fevereiro. Isso acontece para que o calendário gregoriano, utilizado em muitos países, se iguale ao "calendário Solar".Mas e para quem nasceu no dia 29 de fevereiro de um ano bissexto? Essas pessoas fazem aniversário e comemoram somente há cada quatro anos? Podem celebrar em outras datas ou mesmo ter seu registro civil alterado? E o signo? Já pensou qual seria?
Curiosidades sobre o ano bissexto:
1 – Porque existe o ano bissexto?
O calendário convencional (gregoriano) possui uma pequena diferença em relação ao ano solar. No primeiro, o ano se completa em 365 dias, já no solar, 365,25 dias – e esse 0,25 corresponde a um quarto de dia, conforme observado pelos egípcios, primeiros a utilizarem o calendário Solar.
2 – Sincronismo de calendários
A Terra demora aproximadamente "365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos" para dar uma volta completa em torno do Sol, o que faz com que "sobrem" cerca de seis horas por ano. Então, para alinhar os calendários, foi adicionado um dia a mais a cada quatro anos, já que seis horas somadas a cada quatro anos resultam em 24 horas. Essa diferenciação foi criada em 238 a.C. no Egito, tendo sido adotada em 45 a.C., em Roma, pelo imperador Júlio César.
3 – Signo e Mapa Astral dos nascidos no ano bissexto
O ano bissexto não modifica o calendário zodíaco, numerologia e nem o mapa astrológico. Os aniversariantes de 29 de fevereiro serão sempre do signo de Peixes. O mapa astral de cada pessoa é diferente independente de data de nascimento, já que horário e local de nascimento são tópicos que também determinam o resultado do estudo astrológico.
Texto: Karina Costa, http://estilo.br.msn.com/